Instant ofertas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Não há limites para a potencialidade do nosso cérebro. As infinitas conexões neurais nos permitem realizar as mais diversas tarefas desde um bocejo preguiçoso até a realização dos mais complicados cálculos da física quântica. O ser humano é sem dúvida a mais perfeita criação de Deus.
Mas de nada adianta ser esse sujeito pensante se a educação não tiver lugar em nossa vida. Através dela que moldamos os nossos conhecimentos, que ampliamos a nossa capacidade cognitiva. Muito se aprende com o meio no qual se vive, com as tradições passadas de geração a geração, mas nada se compara ao aprendizado que temos nos anos que passamos na escola.
A educação é algo no qual investimos e temos a melhor relação custo/benefício. Independente de o ensino ser gratuito ou particular, os benefícios advindos da vida acadêmica geram frutos para o resto da vida. Por isso muitos pais sempre dizem que o bem mais valioso que deixam para os seus filhos trata-se da educação.
Uma sociedade onde a educação é valorizada e incentivada tem a capacidade de se desenvolver cada vez mais melhorando assim a qualidade de vida de toda a população. A verdadeira revolução na história de um país começa no banco da escola. A valorização da educação implica na melhoria da qualificação dos profissionais das mais diversas áreas, isso sem contar na geração de divisas para o país quando seus cientistas começam a exportar tecnologia e saber.
Importante também é o papel da educação para mudar essa situação na qual está inserida grande parte da juventude e até muitas crianças que se entregam ao vício das drogas, sejam elas lícitas ou não. Quando tudo parece estar sem controle, que não tem mais jeito, a educação vem se mostrar como o grande trunfo para reverter esse quadro. É na conscientização desde pequeninos que deve ser inculcado no indivíduo à alusão por uma vida longe do drama das drogas, prezando pelos bons valores e tendo sempre como meta o crescimento físico, intelectual e espiritual.
Somente tendo a educação como prioridade, sendo incentivadores do conhecimento, contribuindo para o culto à sabedoria é que estaremos exercendo nosso papel de seres humanos em plenitude, pois Deus nos colocou no mundo e distribuiu a cada um seu devido talento, basta a nós moldá-lo e que seja para o bem. Nada melhor que pautar então nossa vida pelos meandros da educação e assim só tem a ganhar, pois esse será nosso maior tesouro.

(*) Léo Guimarães é jornalista e servidor público municipal.

>>> Artigo publicado no Jornal A Cidade, edição de 31/01/2011, página 2, Borda da Mata/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário