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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Termina hoje (11), a I Semana de Formação Pedagógica de Nova Iguaçu Educação Integral-Uma Realidade. Como nos demais dias, o encontro cumpriu mais trocas de experiências e novidades para os 4.500 professores da rede. Temas como Meio Ambiente, Jogos de Matemática, Educação Física e Inclusão, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estiveram entre as palestras de ontem (10). A expectativa do Secretário Adjunto de Educação, José Reginaldo Bastos Cruz, é que no último dia de trabalho os professores possam aproveitar ainda mais a formação.
“Todas as palestras e oficinas estão sendo importantíssimas para rede. Já realizamos outros encontros, mas neste incluímos os professores de educação física, artes e de Educação de jovens e adultos”, afirmou o secretário, acrescentando que já existe uma expectativa por parte dos profissionais para novas formações.
Praticamente todas as 19 palestras acontecem em dois horários, a fim de que todos os professores participem em seus horários de trabalho. O doutorando em educação física pela Unicamp, e responsável pela Equipe Brasileira Militar de Judô, Leonardo Mataruna, falou sobre educação física e inclusão no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O alvo foram os professores da disciplina, coordenadores e monitores do Escola Aberta.
Na Universidade Estácio de Sá mais de 40 professores de artes participaram da oficina “Apreciando Artes”, com as professoras da rede municipal, Suzanne Tocci e Ana Figueiredo da Costa. Elas orientaram o grupo a fazer pinturas em papel e planejar o trabalho a ser realizado com os alunos, de acordo com o material disponível em cada unidade escolar. Para Ana Figueiredo, a oficina foi um sucesso “Os professores trouxeram instrumentos musicais e as aulas foram dinâmicas e agradáveis. Espero que outros momentos como estes aconteçam novamente”, contou Ana.
Para a professora Cláudia Helena Vieira de Souza, da Escola Municipal Prof. Amazor Vieira Borges, o encontro foi proveitoso. “Este momento serviu para aprimoramento e para enxergar o quanto é importante estimular os alunos para a música, dança e outras formas de arte”, afirmou Cláudia.
Nas palestras para os 230 professores do Eja, estão sendo discutidas, entre outras coisas, a evasão escolar, práticas pedagógicas, acesso e permanência no Eja e avaliação. Segundo a coordenadora do programa, Jacira de Fátima Lacerda, esta é a primeira vez que os professores se reúnem para discutir e buscar soluções para as questões do ensino de jovens e adultos.

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